Barra Gov
Portal do Governo Brasileiro

Programa EnergIF realiza evento on-line para discutir energia sustentável

evento energifCom o objetivo de promover o debate entre a comunidade científica, acadêmica e empreendedores acerca das inovações tecnológicas, das alternativas para a redução no consumo de energia e da utilização de fontes renováveis, o Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética na Rede Federal (EnergIF) realiza o I Workshop em conjunto com a 6ª edição do Congresso Ibero-americano de Empreendedorismo, Energia, Meio Ambiente e Tecnologia (VI CIEEMAT). O evento na modalidade on-line é gratuito e será realizado entre os dias 25 e 27 de novembro, o início da sessão solene de abertura será às 15 horas.

A realização conjunta dos dois eventos proporcionará o compartilhamento das boas práticas já discutidas nas cinco edições anteriores do CIEEMAT, congresso internacional que reúne países ibero-americanos na busca do desenvolvimento sustentável, além de impulsionar a ampliação de infraestrutura para laboratórios e aquisição de usinas para geração de energia renovável, buscando maior eficiência no uso da energia. O evento ainda contará com palestras, mesas redondas e rodas de conversas com abordagens que discutirão a temática de energias renováveis com o intuito de ampliar a formação profissional tecnológica para geração de empregos, de estimular a pesquisa e a eficiência energética na tentativa de reduzir a pressão sobre os recursos naturais, e de buscar maior eficiência do gasto público e do uso dos recursos naturais.

O I Workshop EnergIF apresentará um panorama do programa para os próximos dois anos. Durante a programação serão realizadas apresentações orais provenientes da submissão de trabalhos nas áreas: alterações climáticas e meio ambiente, biocombustíveis, eficiência energética, eletromobilidade, empreendedorismo e inovação tecnológica, energia eólica e energia solar. O evento também contará com atividades de oficinas para elaboração dos planos de trabalho dos seis Subcomitês Temáticos do Programa EnergIF: I – energia eólica; II – energia solar fotovoltaica; III – eficiência energética na indústria e em edificações; IV – biogás e biometano; V – biocombustíveis; e VI – hidrogênio renovável e mobilidade elétrica.

A programação completa está disponível na página do evento e as inscrições podem ser realizadas no mesmo endereço.

Conheça o Programa

O Programa EnergIF, estruturado no âmbito da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC) foi criado em 2017, com o objetivo de induzir a cultura do desenvolvimento de Energias Renováveis e Eficiência Energética na Rede Federal de Educação, e incentivar ações de eficiência energética e a geração de energia por meio de fontes renováveis não apenas em suas instituições, mas também por meio de pesquisa e formação de profissionais para esses setores.

Saiba mais em: http://energif.mec.gov.br/

Assessoria de Comunicação Social com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC.